Inscrições abertas para o Curso de Higiene Ocupacional

Inscrições abertas para o Curso de Higiene Ocupacional

higiene-ocupDemonstração e utilização de instrumentos de avaliação, incluindo o dosímetro, o medidor de vibração ocupacional que avalia corpo inteiro, mãos e braços simultaneamente, o conjunto de termômetros digitais que avalia IBUTG, as novas bombas de amostragem de ar e o luxímetro.

Inscrições abertas para o Curso de Higiene Ocupacional O profissional de SST ao buscar uma melhor capacitação em higiene ocupacional visa atuar de forma plena na prevenção e no controle dos riscos ambientais nos locais de trabalho. Pelo crescente desenvolvimento da ciência e o surgimento de novos conhecimentos nessa área, cada vez mais se torna necessária a constante atualização, por meio de cursos e a participação em eventos de especialização e de aperfeiçoamento em HO. Todo profissional que pretenda ser um higienista ocupacional deve procurar se atualizar sobre o que vem sendo apresentado e discutido no meio quanto a técnicas de avaliação ambiental, riscos à saúde dos agentes físicos, químicos e biológicos, novos limites de exposição ocupacional, tecnologias de controle, dentre outros assuntos. Sempre que possível, buscar participar dos principais acontecimentos da área, a nível nacional e internacional.

Objetivo: Capacitar os participantes em metodologia e estratégia de amostragem de riscos físicos e químicos, com ênfase na utilização prática de instrumentos de avaliação, mostrando soluções para problemas que já ocorreram ou que podem ocorrer com os profissionais da área.

Data:  24/10/2015 à 21/11/2015 (aulas somente aos sábados)
Horário: 8h às 18h
Local do Curso:  Juiz de Fora – MG
Investimento:
                R$ 1470,00 para inscrições feitas até dia 19/10
                R$ 1850,00 para inscrições feitas até dia 23/10
                            ***(parcelado em até 3 vezes no cartão)
Inscrições pelo e-mail: cursos@saluttar.com.br Mais informações: 32 8807-5114

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Conteúdo programático:

Aula 1 – Introdução à Higiene Ocupacional; Conceito de higiene ocupacional; As etapas da higiene ocupacional; Reconhecimento de riscos (caracterização básica); Estratégia De Amostragem Tipos de amostragem; Métodos de amostragem; Aplicação da estratégia de amostragem; Medidas e erros (Estatística aplicada à HO); Características dos instrumentos de medição.

Aula 2 – Ruído; Conceitos e definições; A propagação do Som (Cálculos em dB, Pa e W/m²); Os efeitos do ruído no homem; Limites de tolerância para ruído contínuo e intermitente; Limites de tolerância para ruído de impacto; Instrumentos de medição; Pré e Pós Calibração; Audiodosimetria; Medição de NPS (ruído pontual); Análise de frequência; Cálculo do Lavg; Cálculo de TWA; Cálculo o NE; Cálculo do NEN; Cálculo da dose; Curvas NC da NBR 10152; Métodos de ensaio de proteção auditiva.

Aula 3 – Calor; Conceitos e definições; Conforto térmico; Estresse térmico; Os mecanismos de trocas térmicas e de defesa do organismo; Equação do equilíbrio térmico; Doenças causadas pelo calor; Instrumentos de avaliação; Avaliação de calor conforme a NR 17; Avaliação de calor conforme a ANVISA; Avaliação de calor conforme a NR-15 e NHO 06 – Avaliação de calor conforme o INSS; Avaliação de calor conforme a ACGIH; Definição das situações térmicas e taxas metabólicas; Definição dos tempos de permanência em 60 minutos; Medidas de controle Vibrações; Conceitos e definições; Como as vibrações atuam no corpo humano – Formas de contato com as vibrações (mãos e braços / corpo inteiro); Doenças e sintomas.

Aula 4 – Instrumento de medição e formas de avaliação (Acelerômetros); Vibração: uma avaliação em três direções; Avaliação de vibrações conforme a NR-15; Avaliação de vibrações conforme a NR-9; Avaliação de vibrações conforme a ISO 2631 / NHO 09 – Avaliação de vibrações conforme a ISO 5349 / NHO 10; Avaliação de vibrações conforme a ACGIH; Medidas de controle Agentes Químicos; Introdução; Conceitos e definições; Classificação física; Classificação química; Classificação pelos efeitos no organismo; Vias de contaminação; Defesas naturais do sistema respiratório; Efeitos causados pelos agentes químicos no organismo humano; Unidades de medida e conversões de unidades; Limites de exposição NR-15 (LT, VM, VT); Limites de exposição ACGIH (TLVs) [TWA, STEL, C, Digressões, Efeitos Combinados]; Tipos e métodos de amostragem – Pré Calibração e Pós Calibração; Cálculos de Vazão Média e Taxa de Variação de Vazão; Invalidação de Amostras; Metodologias de amostragem.

Aula 5 –  Avaliação quantitativa; Calibração de bombas de amostragem pessoal; Fatores que influenciam nas avaliações; Os agentes químicos no PPRA Qualidade do Ar Interior; Aspectos históricos; Principais indicadores da qualidade do ar interior; Ocorrências e efeitos à saúde; Agentes físicos; Agentes químicos; Agentes biológicos; Síndrome do edifício doente; Legislação; Metodologia de amostragem; Normas técnicas; Padrões referenciais Iluminância; Conceitos; Equipamento de medição; Avaliação conforme ABNT NBR ISO CIE 8995; Avaliação conforme NBR 5382; ISO 8995 e Nota Técnica MTE; Momentos finais Retirada de Dúvidas (revisão) Avaliação individual Avaliação do curso e considerações finais Encerramento.

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Política de Cancelamento DA DESISTÊNCIA DO EVENTO POR PARTE DA CONTRATANTE O cancelamento poderá ser realizado a qualquer momento, desde que observado as diretrizes a seguir: 1. Toda e qualquer solicitação de cancelamento e/ou troca de participante deverá ser formalizada a SALUTTAR, através do e-mail: 1.1 É de responsabilidade da CONTRATANTE a confirmação do recebimento do e-mail por parte da SALUTTAR 2. A CONTRATANTE disporá de um prazo de até 10 (dez) dias antes da data de início do evento, para solicitar o cancelamento do curso (evento). 2.1 Não serão aceito cancelamentos de inscrições pagas a menos de 10 (dez) dias do evento, e neste caso a inscrição poderá ser transferida para outra pessoa, desde que a SALUTTAR seja notificada, através do e-mail: cursos@saluttar.com.br, com até 24 (vinte e quatro) horas de antecedência ao evento. 2.2 Serão reembolsados integralmente o valor pago, somente àqueles casos em que há possibilidade de cancelamento do documento fiscal emitido, nos demais casos será restituído o valor parcial, considerar-se-á o desconto dos tributos recolhidos. 2.2.1 A CONTRATANTE poderá optar pela restituição do valor pago ou ainda pela emissão de carta de crédito para compra de outros produtos da SALUTTAR. 3. Nos casos em que a solicitação foi realizada fora do prazo estipulado no item 2 deste termo, em se tratando de inscrições não pagas ou com status a vencer, será emitido uma multa de cancelamento no valor de 50% do valor da inscrição. 3.1 A multa de cancelamento será enviada via e-mail a CONTRATANTE, em forma de boleto bancário com vencimento de até 07 dias após a data de emissão da multa. Parágrafo Primeiro: É de responsabilidade da CONTRATANTE o envio dos seguintes dados bancários (Banco, agência, conta e nome do favorecido) para o e-mail: cursos@saluttar.com.br , para a restituição dos valores pagos. Parágrafo Segundo: O prazo para a restituição dos valores pagos será de até 15 dias a partir da data de envio dos dados bancários pela CONTRATANTE. Parágrafo Terceiro: É de responsabilidade da CONTRATANTE a confirmação do recebimento do e-mail por parte da SALUTTAR. DO CANCELAMENTO DO EVENTO POR PARTE DA CONTRATADA A SALUTTAR reserva-se o direito de adiar ou cancelar eventos agendados por qualquer motivo, responsabilizando-se por restituir aos inscritos os valores previamente pagos em até 15 dias após a data de recebimento dos seguintes dados bancários: Banco, agência, conta e nome do favorecido.